A população abrangida pelos serviços da APIN – Empresa Intermunicipal Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior, beneficia de medidas extraordinárias na faturação nos meses de fevereiro, março e abril.
Numa fase em que as consequências da pandemia ao nível económico e financeiro criam maior impacto social, “a APIN e os municípios que a constituem aprovam a aplicação de uma redução de 25% na tarifa fixa aos consumidores domésticos, durante estes três meses, bem como isentar a 100% a tarifa fixa às empresas, à indústria e ao comércio, anuncia o Presidente do Conselho de Administração da APIN, Luís Antunes. No que concerne as Instituições de solidariedade Social e as Associações de utilidade pública é retirada a tarifa fixa até ao final do ano.
APIN, em coordenação com os 11 municípios, considera, ainda, a aplicação de outras medidas de apoio em casos considerados especiais, como eventuais perdas de rendimento, devido a situação de desemprego. Os interessados em obter mais informações sobre estes apoios e as respetivas condições de acesso, devem recorrer aos Serviços de Ação Social do município de residência.
No âmbito do estado pandémico que assola o país, as referidas medidas surgem da necessidade de suavizar o esforço mensal das famílias e das empresas do Sistema APIN.